Entenda como iluminar um ambiente de livraria

Conheça os níveis de iluminância média ideal segundo a NBR 5413

 

Se você é um profissional da engenharia ou da arquitetura, ou até mesmo um técnico que trabalha com iluminação deve ter em mente que existem regras para a iluminância de ambientes internos, e estas estão contidas na Norma de iluminância para Interiores.

 

A NBR 5413 é uma Norma da ABNT criada em 1992 cujos trabalhos de pesquisa e escrita foram desenvolvidos ao longo de alguns anos e com bastante seriedade, com vista a estipular a iluminância média ideal para os ambientes internos.

 

As regras contidas nesta norma levam em consideração a quantidade de energia a ser consumida, a funcionalidade da iluminação e a segurança e os riscos pessoal e coletivo e da saúde, além de considerar as atividades que serão desenvolvidas em cada ambiente interno.

 

Neste post falaremos sobre o projeto de iluminância e a utilização de um software para cálculo luminotécnico. Concluiremos com um quadro onde você conhecerá de forma didática os níveis de iluminância média ideal para os mais diversos ambientes internos.

 

Um projeto de iluminância

 

Também conhecido como projeto luminotécnico, este projeto considera o número de luminárias ou de lâmpadas e a sua consequente distribuição por todo o ambiente interno, seja de residências, escritórios, laboratórios, salas de aula, lojas, padarias, restaurantes, museus, indústrias, comércio em geral, e todos os ambientes internos.

 

Para esta distribuição e verificação da quantidade de lâmpadas, geralmente se utiliza software para cálculos de iluminância. Estes programas estão parametrizados de acordo com a NBR 5413.

 

Um desses softwares, que é bastante utilizado no Brasil e no mundo todo, é o conhecido Dialux, que você poderá utilizar gratuitamente. Se quiser poderá acessar o seguinte endereço eletrônico para saber mais http://www.dial.de/DIAL/en/dialux.html

 

Um projeto de iluminação utilizando o software

 

Se tomarmos para dar exemplo um projeto luminotécnico bem simples, cuja projeção de iluminância seja retangular e conhecidas as dimensões, como por exemplo, altura do pé-direito, a profundidade e a largura, basta inserir estas informações no software.

 

Além disso, inclui-se também o nível de iluminância que se pretende chegar, e algumas informações técnicas a respeito da luminária ou da lâmpada que pretende utilizar no ambiente interno.

 

Inseridas essas informações essenciais, o software irá indicar a quantidade de luminárias ou de lâmpadas que serão necessários para a iluminação média daquele ambiente, e tudo de acordo com a NBR 5413.

 

Muitas outras informações serão mostradas pelo software, mas como aqui não é nossa intenção fazer um review sobre o software para iluminância, não entraremos neste quesito.

 

Vale lembrar que inicialmente um software como o Dialux exigiria milhares de palavras para explicar o seu funcionamento, a sua utilização e características. Além disso, seriam necessárias mais palavras para explicar detalhadamente cada resultado alcançado com o programa.

 

Mas, o que se pretende neste artigo é mostrar de forma objetiva os níveis de iluminância média ideal segundo a NBR 5413.

 

Os níveis de iluminância média ideal

 

Na sequência, mostraremos um quadro em que consta os mais comuns ambientes internos e o seu nível ideal de iluminância.

 

Se você for criar um projeto de iluminação, observe este quadro que foi retirado da NBR 5413 cujas informações foram bastante simplificadas para torná-las mais didáticas e fáceis de serem compreendidas e aplicadas.

 

Além disso procure utilizar o software de cálculo luminotécnico mais adequado. Também, busque trabalhar com produtos de iluminação que sejam confiáveis e que disponibilizem informações precisas.

 

O sucesso de seu projeto de iluminação dependerá muito das informações utilizadas e da parametrização segundo a NBR 5413. Lembrando que a qualidade da luminária ou da lâmpada também contribuirão para um resultado positivo na prática.

 

Se estas informações foram úteis para você e tiraram muitas de suas dúvidas acerca dos níveis de iluminância média ideal segundo a NBR 5413, então experimente acessar o site do Engenharia em Planilhas e salve este link em seus favoritos.